Sobre

Inauguração do novo Estádio Mané Garrincha com a final do Candangão 2013, vencida pelo Brasiliense.
O que é o futebol no Distrito Federal?
Desde que se decidiu transferir a capital da república para uma nova cidade a ser construída no Planalto Central do país que a bola rola por aqui, atraindo mais ou menos pessoas dependendo do tamanho do interesse que o jogo desperta. Passou por uma fase amadora, com clubes de operários, de comerciantes, de motoristas de ônibus até. Se profissionalizou, disputou torneios nacionais (e quem não os disputava naquela época?),disputou e despertou a curiosidade. Depois minguou, relegado a figuração em torneios menores.
Reagiu, viu seus clubes levantarem taças enormes e encher estádios na crença do “agora vai!”. Mas aos poucos a euforia passava e o estádio se esvaziava novamente.
O Futebol Candango vem ao mundo como um blog que vai além de divulgar placares. Somente dizer burocraticamente quem venceu quem não desperta o interesse de ninguém. É preciso mais do que isso, é preciso mostrar a essência do jogo e o que está em jogo, seja a rivalidade, o retrospecto, a busca pela classificação ou pela fuga do rebaixamento, enfim. Há muito mais coisa envolvida em um jogo no Abadião ou no Augustinho Lima e que um frio “Fulano venceu Sicrano” não passa para ninguém.
Os clubes do Distrito Federal tem muita história, e é preciso mostrá-la. É preciso mostrar suas certidões de nascimento, suas identidades, seus DNAs e seus cartões de visitas, para que o brasiliense engravatado e concursado escolha um clube pra chamar de seu e ir lotando as arquibancadas perenemente, contribuindo para que o Candangão fique cada vez mais animado, tanto nos gramados quanto nas arquibancadas em volta.
A foto que ilustra esta página mostra que é só criar o atrativo e a oportunidade que a galera comparece para lotar o estádio.