Candangão 2016 começa a tomar forma

71579cb2-7484-470c-9bf9-7b7852f90dbb

Representantes dos dez clubes da primeira divisão do futebol do DF (Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Cruzeiro, Formosa, Gama, Luziânia, Paracatu, Santa Maria e Sobradinho) e dos dois clubes recém-promovidos (Atlético Taguatinga e Planaltina-GO) se reuniram na manhã desta sexta para a realização do primeiro conselho arbitral do Candangão 2016.

A primeira definição foi a das datas de início e término do Campeonato, que começa no dia 30 de janeiro e terá a disputa do segundo jogo da final no dia 7 de maio. Tal data visa se adequar ao calendário de competições da CBF, que prevê o início da Série D do ano que vem no dia 29 de maio.

Inclusive a Série D foi motivo de muitos debates. O motivo foi o comunicado da CBF de que a partir de 2017 a vaga do estadual para o torneio nacional passará a valer para o ano seguinte, e a princípio o juste se daria com o campeão candango de 2016 ter direito a vaga dos dois anos seguintes (2016 e 2017). A outra possibilidade dada pela CBF é que a vaga para 2017 sera oriunda de um torneio seletivo entre clubes da primeira divisão do estado. Tal situação ficou a ser definida no próximo arbitrar, previsto para o dia 27 de novembro.

Quanto a forma de disputa foram apresentadas três propostas. Uma previa a formação de dois grupos que se enfrentariam em dois turnos, na ida entre si e na volta contra os times do outro grupo, formando depois semifinal e final. A outra previa também dois grupos, mas confrontos de ida e volta apenas dentro dos grupos. Por fim a proposta que venceu foi a da manutenção do formato que vem sendo utilizado desde o ano passado – todos se enfrentam entre si em turno único, formando depois quartas, semifinal e final.

Com este formato se mantém também a quantidade de datas do torneio, dezessete.

O presidente do Gama, Antônio Alves, propôs que nas fases de mata-mata os clubes que obtivessem mais pontos na primeira fase não mais tivessem a vantagem do empate em caso de igualdade no resultado dos dois jogos, passando a vaga a ser decidida nos pênaltis. Como alguns representantes alegaram precisar refletir melhor a respeito do assunto a decisão também foi adiada para o dia 27.

Por fim foi decidido que os clubes estão livres para definir os valores dos ingressos de seus jogos, com a condição de que não sejam praticados preços diferentes para a torcida visitante.

Na próxima reunião, dia 27, serão definidos além dos itens que ficaram para definição nesta data relativos a pontos debatidos neste primeiro arbitral o regulamento do torneio, a tabela de jogos da primeira fase e os estádios de mandos de campo de cada clube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s