As boas vindas à Atlético Taguatinga e Planaltina-GO à primeira divisão

d155abfe-4f03-4943-a7f7-4201243c1d1b

No último dia 7 foi disputada a final da segunda divisão do futebol do DF. O Atlético Taguatinga se sagrou campeão ao vencer o Planaltina-GO pelo placar de 3 a 0 em um Abadião festivo com muitas atrações pra garotada e direito até a Papai Noel distribuindo presentes, mostra de que não é difícil realizar ações para atrair a torcida.

Mas como o objetivo no momento é analisar o que rolou dentro de campo prossigamos. O Taguatinga (ex-Bandeirante) se notabilizou pelos placares elásticos que aplicava nos adversários ao longo da primeira fase, enquanto o Planaltina fazia uma campanha mais equilibrada, mas constante, tanto que chegou à decisão invicto. Com um cenário destes esperava-se uma partida disputada, truncada, principalmente porque à despeito de ter feito campanha tão vistosa o time rubro-negro havia perdido para o time azul na primeira fase.

Equilíbrio mesmo só no início, quando os dois times se acautelaram, mas quando o jaguar se soltou mais chegou logo ao primeiro gol, o que fez com que a Pantera se mexesse e passasse a buscar incessantemente reverter o placar, nisso abriu espaços que originaram os outros dois gols e definiram o certame.

As duas equipes serão as novidades no Campeonato Brasiliense de 2016. Considerando a época em que se chamava Bandeirante o clube campeão não joga na elite desde 2005. Já o Planaltina será estreante na competição e será o quarto time (do total de doze) sediada em uma cidade do entorno do DF.

4539e441-29ef-4270-8c1e-e68d6417fc6e

Sociedade Esportiva Planaltina, vice-campeão da Segundona 2015.

A fórmula do campeão foi semelhante a do Samambaia, que ganhou a edição anterior do torneio – um elenco com jogadores da primeira divisão, principalmente do Ceilândia, que estavam parados pela falta de competições, não por acaso contou com a mesma dupla de ataque artilheira de 2014 (Cassius e Edicarlos). O Planaltina até tinha uma base, mas os destaques também vieram de times como Formosa e Santa Maria.

Alguns times se destacaram na competição e merecem menção honrosa, casos de Paranoá, Planaltina-DF e Guará, que fizeram boa campanha a ponto de nos fazer lamentar que só haja duas vagas para a primeira divisão. Aliás, o Paranoá é um caso a parte pois se manteve por muito tempo na zona de acesso e só saiu de lá na penúltima rodada, fazendo com que o clube ficasse em terceiro – leia-se batendo na trave – pelo TERCEIRO ano consecutivo.

Planaltina e Guará fizeram um marketing que há muito não se via no DF e que é imprescindível que continue, porém os times em campo acabaram sendo suplantados, mas ambos estão definitivamente de volta (e fortes) ao cenário futebolístico local. Faz-se urgente a criação de uma competição no segundo semestre que garanta calendário para o ano todo a essas equipes, para que tenham mais oportunidades de cativar torcida e popularizar o futebol profissional por toda a cidade.

Como principal marca negativa ficou, assim como na primeira divisão, a novela dos estádios de portões fechados. Atrasou-se e achatou-se o torneio para que as praças pudessem ser abertas e no fim apenas o Abadião conseguiu voltar a receber torcida. Fica a pergunta: vai dar tempo de Serejão, Augustinho Lima e demais praças ficarem prontas para 2016? Ou melhor, vai haver vontade política para que se cumpra as exigências necessárias para tal?

O arbitral do Candangão 2016 já é amanhã. É quando começa oficialmente a preparação para a competição. A partir daí é acompanhar como os novatos (e os veteranos também, por que não?) virão para entrar na disputa, que promete ser encarniçada com o anúncio de que o campeão teria vaga para duas edições da Série D (2016 e 2017), se isso for introjetado na cabeça dos clubes temos tudo para ter o campeonato mais emocionante e pegado dos últimos anos.

Baixe o pôster do campeão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s