Que venha as Quartas- Resumo da décima primeira rodada do Candangão 2015
E finalmente descobrimos a posição dos oito clubes que se habilitaram a disputar a fase de mata-mata do Candangão 2015, bem como acabou a ansiedade de saber quem seria o clube rebaixado na vaga única para a Segunda Divisão de 2016. A partir de agora só vai afunilando mais e mais até só sobrar o grande campeão de 2015. Todos os jogos ocorreram “simultaneamente” na última quarta.
A palavra “simultaneamente” está entre aspas porque pra variar um dos jogos começou atrasado por falta de policiamento, o que a olhos leigos parece estranho posto que Brasília e Santa Maria jogaram em um Abadião de portões fechados. Em campo o time grená assustou a torcida colorada (onde quer que ela estivesse) ao abrir o placar no fim do primeiro tempo, porém o Time do Avião mostrou poder de reação e virou a partida, garantindo um resultado importantíssimo para as pretensões vermelhas em busca do caneco.
Importantíssimas porque o Gama, que liderava desde a quinta rodada, tinha tudo para fechar a primeira fase na liderança diante de um Cruzeiro atolado lá no fundo da tabela e lutando para evitar o rebaixamento logo em seu primeiro ano na elite. Mas além de perder um caminhão de gols o alviverde ainda foi surpreendido com um gol achado do Carcará, resultado adverso que o time não conseguiu reverter e viu a vantagem do empate e da decisão em seus domínios até a final escapar por seus dedos justo no finzinho do turno.
Outros dois jogos se realizaram tendo como único intuito definir posições e chaveamento entre os classificados. No Serejão o Brasiliense venceu o Paracatu por 2 a 1, mas com a vitória do Brasília no outro jogo não saiu da terceira posição – no entanto jogou o paracatu para a oitava e última vaga. E no Serra do Lago o Ceilândia surpreendeu o Luziânia em casa ao vencer por 2 a 0 num confronto que todos já esperavam que se repetiria nas quartas, só que agora a volta e a vantagem passaram para o Gato Preto.
E a vaga do rebaixamento foi preenchida no Augustinho Lima mesmo. Um Sobradinho burocrático encontrou um desmotivado Ceilandense e lhe aplicou uma goleada de 3 a 0. Despedida melancólica do Tricolor da Guariroba na primeira divisão, que se reestruture para voltar brevemente – pois tem plenas condições disso se souber se organizar.
Com o Leão da Serra vencendo na última rodada o mesmo conseguiu subir duas posições e fechou o fase na sexta posição, e agora irá enfrentar o Brasiliense – sendo que no confronto entre os dois este ano deu Leão por 1 a 0.
O Formosa, que folgou na rodada, acabou perdendo apenas uma posição, e vai reencontrar o Gam no duelo de alviverdes, poucos dias depois que os dois times reabriram o Diogão pra torcida com vitória do Periquito por 2 a 1.
O Brasília jogou a Copa Verde – foi eliminado no último domingo mesmo vencendo um clube de Série B – e ainda jogara a Copa do Brasil na semana que vem. É ver se o time vai dar conta de manter o pique para enfrentar um perigoso Paracatu como no ano passado quando foi até as finais da Copa Verde e do Candangão em um curto espaço de tempo.
E por fim é hora de Luziânia e Ceilândia irem se acostumando com as fuças uns dos outros pois terão ao fim das quartas três confrontos seguidos no qual infelizmente o de volta não poderá contar com a torcida. Então que as mesmas façam a diferença no Serra do Lago.
O nível entre os clubes está mais equilibrado do que se pensava, o que demonstra que a partir desse domingo vai começar uma briga de foice pelo título do Candangão. Quem sobreviverá ao final?