Pensando no clássico – Resumo da nona rodada do Candangão 2015

20150308_161111

O Diogão está de volta.

 

Agora faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Candangão 2015 e só um caso fortuito mudaria os oito times que se encontram na posição de classificação (seis deles inclusive já tem matematicamente a vaga), ou seja, noves fora a briga para ter a vantagem do empate no mata-mata o que vai esquentar mesmo é a briga pelo rebaixamento, que vai ficar mesmo entre Cruzeiro, Santa Maria e Ceilandense.

Para encruar ainda mais a briga o TJD-DF decidiu punir o Cruzeiro com o W.O por todo mundo ter dado com a cara na porta no jogo contra o Santa maria. A decisão jogou o Ceilandense, que folgou na rodada, para a zona de rebaixamento. Por mais injusto que a decisão possa parecer (já que o maior prejudicado até o momento não tinha nada a ver com a história) o tricolor ainda depende apenas de si para se salvar já que o próximo jogo é justamente contra o Santa maria, confronto direto que pode ser a tábua de salvação do time em campo considerando que os adversários terão desafios mais difíceis (tanto o Carcará pega o líder Gama como a Águia pega um embalado Brasília).

Na liderança temos um confortável Gama com quatro pontos à frente dos dois vice -líderes Brasiliense e Brasília. Porém não foi nada confortável chegar até esta situação, vinda da vitória no duelo entre alviverdes (contra o Formosa) na reinauguração do estádio Diogão. O Tsunami for um adversário duríssimo, que jogou de igual para igual e poderia ter saído muito bem com a vitória, pois mostrou futebol para tal. Em situações assim a partida costuma ser decidida nos detalhes e neste caso o detalhe foi o golaço olímpico marcado por Baiano no segundo tempo. O triunfo encheu a torcida de confiança e o time agora vai pro clássico com o incentivo de vencer para assegurar a liderança com uma rodada de antecedência.

Já que falamos de ambos aqui, contemos como Jacaré e Avião saíram juntos da quarta posição para a vice-liderança. No domingo o Brasiliense recebeu o Luziânia e mais uma vez brilhou a estrela de Luiz Carlos – o Imperador do Cerrado estava no lugar certo na hora em que o zagueiro do Luziânia cometeu uma falha monumental ao se deixar ser interceptado por Elivelto. Custou-lhe a segunda posição, agora ocupada pelo time amarelo que vai para o Clássico embalado pela possibilidade de encostar no líder e incendiar a disputa pela ponta na última rodada.

E o Brasília se manteve colado no Jacaré apesar de quase se complicar diante de um candidato ao rebaixamento. O Cruzeiro ia empatando a partida e garantindo um bom resultado quando Michel Platini, que já havia marcado no primeiro tempo, fez o terceiro para o Colorado quase ao fim do jogo. Caso vença o Formosa ainda pode sonhar em terminar em primeiro lugar.

Os demais jogos terminaram em empate entre times próximos na tabela. O Santa Maria arrancou um empate diante do Paracatu fora de casa e, aliado à decisão do TJD, passou de virtual rebaixado a candidato a roubar a vaga do time mineiro apesar da distância de quatro pontos que separam os dois times. No Abadião o So-Cei não saiu do zero apesar do bom desempenho de Dimba e do aguerrimento do Ceilândia que contou com uma atuação destacada de Filipe Cirne – quem pegar um dos alvinegros na próxima fase passará por dificuldades.

Agora todos os olhos se voltam para o Clássico Verde-Amarelo. Promessa de Bezerrão cheio de gente e de empolgação dos times e das duas torcidas. Que vença o melhor e que a festa prevaleça nas arquibancadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s